sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sá....Sá....Sássaricando

Sempre considerei que Sá Pinto, enquanto futebolista, beneficiou de um proteccionismo exagerado e de um apoio quase incondicional, quer por parte de grande franja dos adeptos leoninos quer dos “mass media”. Sem justificação aparente, o demissionário director do futebol do Sporting via, bastas vezes, enaltecidas as suas qualidades futebolísticas e de cidadão, salientando-se, quase sempre, o elevado carácter e a esmerada formação e educação que recebeu dos seus progenitores (diz-se que é brasonado), ao ponto da comunicação social, sub-repticiamente, ter “branqueado” as agressões de que foi alvo o antigo seleccionador nacional Artur Jorge, por parte de tão “notável personagem”.
Com temperamento agressivo e com passado pouco abonatório para o desempenho de funções que requerem serenidade, maturidade e temperamento conciliador, é com alguma surpresa que, os mais cépticos, vêem o ex-futebolista assumir tarefas de liderança, no seu regresso ao contacto directo com o futebol sportinguista. Mas com características tão apreciadas, pelas claques leoninas, e com a política de incompetência reinante na SAD sportinguista, não foi de estranhar o convite endereçado pelos responsáveis do clube de Alvalade.
Como o tempo é bom conselheiro, as complicações não se fizeram esperar e o envolvimento conflituoso com Liedson, embora parecendo descabido, foi o ajustar de “contas” e de “acertos” que vinham de um passado, não muito longínquo.
Convém referir que, nestas situações a “culpa não morre solteira” e todos os intervenientes têm a sua “quota-parte” de responsabilização nos actos. De facto, Liedson, com a sua cara de anjinho e com aquele tom de voz “soft”, está longe de ser um “menino do coro” e só “entrou nesta jogada” porque, no último encontro que disputou, “enfiou” dois golos na baliza do adversário. Não dependesse o Sporting do “levezinho” para resolver os jogos ou este continuasse a manter os fraquíssimos índices de concretização, que ultimamente tem evidenciado, e o lamentável desaguisado seguido de cena de pugilato não teria surgido. Mais um pequeno episódio para juntar ao estado decadente em que se encontra o Sporting.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pela verdade desportiva?

Enquanto se alimenta a esperança de ver o “olho de falcão”, nos nossos estádios de futebol, foi entregue na Assembleia da República, pelo “Movimento pela Verdade Desportiva”, uma petição para ser analisada, nos termos do artigo 24º do Direito de Petição, previsto na Constituição. Agora, os deputados vão ler atentamente a dita petição, ouvir a Liga e a Federação, recolher os dados desta problemática, no panorama nacional, e elaborar um relatório.
Como os nossos políticos andam todos a reboque da comunicação social, o “parecer resultante do plenário” vai ser favorável e dar origem a legislação específica. Depois é só alterar as leis do futebol, em Portugal, enquanto o resto do mundo continua a reger-se pelas XVII Leis do International Board.
O futebol, em Portugal, nem como o “olho do cu….co” lá vai, quanto mais com o “olho de falcão”.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Futebolices XX

Com Rui Santos como promotor, Carlos Lopes, Rosa Mota, Eusébio, António Simões, José Augusto, João Moutinho, Nuno Gomes, Sá Pinto, Luis Filipe Vieira, José Eduardo Bettencourt, Gilberto Madail, Hermínio Loureiro, Francisco Pinto Balsemão, Ribeiro Cristóvão, Judite de Sousa e o árbitro Pedro Henriques foram alguns dos apoiantes e subscritores da petição apresentada ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a favor da introdução de novas tecnologias no futebol.
Perdoai-lhes Senhor porque não sabem o que fazem. Ou voltamos à velha história do "rei vai nu"?