sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sá....Sá....Sássaricando

Sempre considerei que Sá Pinto, enquanto futebolista, beneficiou de um proteccionismo exagerado e de um apoio quase incondicional, quer por parte de grande franja dos adeptos leoninos quer dos “mass media”. Sem justificação aparente, o demissionário director do futebol do Sporting via, bastas vezes, enaltecidas as suas qualidades futebolísticas e de cidadão, salientando-se, quase sempre, o elevado carácter e a esmerada formação e educação que recebeu dos seus progenitores (diz-se que é brasonado), ao ponto da comunicação social, sub-repticiamente, ter “branqueado” as agressões de que foi alvo o antigo seleccionador nacional Artur Jorge, por parte de tão “notável personagem”.
Com temperamento agressivo e com passado pouco abonatório para o desempenho de funções que requerem serenidade, maturidade e temperamento conciliador, é com alguma surpresa que, os mais cépticos, vêem o ex-futebolista assumir tarefas de liderança, no seu regresso ao contacto directo com o futebol sportinguista. Mas com características tão apreciadas, pelas claques leoninas, e com a política de incompetência reinante na SAD sportinguista, não foi de estranhar o convite endereçado pelos responsáveis do clube de Alvalade.
Como o tempo é bom conselheiro, as complicações não se fizeram esperar e o envolvimento conflituoso com Liedson, embora parecendo descabido, foi o ajustar de “contas” e de “acertos” que vinham de um passado, não muito longínquo.
Convém referir que, nestas situações a “culpa não morre solteira” e todos os intervenientes têm a sua “quota-parte” de responsabilização nos actos. De facto, Liedson, com a sua cara de anjinho e com aquele tom de voz “soft”, está longe de ser um “menino do coro” e só “entrou nesta jogada” porque, no último encontro que disputou, “enfiou” dois golos na baliza do adversário. Não dependesse o Sporting do “levezinho” para resolver os jogos ou este continuasse a manter os fraquíssimos índices de concretização, que ultimamente tem evidenciado, e o lamentável desaguisado seguido de cena de pugilato não teria surgido. Mais um pequeno episódio para juntar ao estado decadente em que se encontra o Sporting.

Sem comentários: