domingo, 26 de julho de 2009

Ajustes leoninos

No presente defeso e seguindo as orientações do seu técnico o Sporting, mais uma vez, decidiu fazer acertos e afinações cirúrgicas no plantel de futebol. Assim, e para além de não ter saído qualquer dos jovens “craques” formados na academia, viu o grupo de trabalho ser reforçado com quatro elementos. Dois (André Marques e Saleiro), são jovens futebolistas que, após algumas épocas a “rodar fora”, regressam à casa-mãe.

André Marques: Jogador canhoto, como convêm a um lateral-esquerdo-puro, é um jovem com elevado potencial e qualidades suficientes para, a médio prazo, se afirmar como titular no onze leonino. Forte fisicamente e rápido na marcação, complementa estes atributos com um remate potente, não se acanhando sempre que se aventura em subidas à área adversária. Provavelmente, estamos na presença do futuro defesa-esquerdo da selecção nacional. Só necessita de jogos e experiência.

Saleiro: Avançado-centro à moda antiga, mais posicional e de pouca mobilidade possui, no entanto, um remate certeiro que lhe tem valido alguns golos. Tal como Hélder Postiga, este jovem vai sentir dificuldades para garantir a titularidade num “losango” que “vive”, especialmente, do irrequietismo dos dois pontas-de-lança.

Matias Fernandez: De remate fácil e bom tecnicamente, como é característica dos sul-americanos, prometeu muito antes de chegar a Alvalade. Ainda pouco entrosado com a equipa, este chileno nascido na Argentina, se jogar 50% daquilo que evidenciou no Colo-Colo certamente irá “fazer a diferença”. A grande questão, destes sul-americanos que entretanto têm ingressado no futebol português, oriundos de ligas mais competitivas (Liga Espanhola, Liga Inglesa, Liga Italiana, etc.), é conhecer o motivo porque, ao longo dos últimos anos, não se conseguiram afirmar de forma categórica nos clubes por onde passaram, acabando por se refugiarem num futebol de menor dimensão, como o nosso.

Caicedo: Contratado para colmatar a vaga deixada pelo laborioso Derlei, o equatoriano pouco se mostrou no Manchester City, nos últimos tempos. Jogador ainda jovem, este esquerdino de forte compleição física, poderá ser o complemento ideal para Liedson. Mas atenção que, é mais um futebolista da América latina a sentir dificuldades em se impor no futebol europeu.

Sem comentários: