domingo, 13 de abril de 2008

"Derby" é dérbi


A origem do “derby” é sobejamente conhecida.
Desde 1782 que os ingleses organizam em Epsom, num percurso de milha e meia, uma corrida de cavalos para a selecção dos melhores animais. O exemplar mais bem dotado é designado o “cavalo de Derby”.
Embora tratando-se de uma prova entre vizinhos, o nome não só ultrapassou o restrito meio equestre como foi estendido a outras modalidades, nomeadamente, ao futebol quando os adversários são da mesma cidade ou circunscrição.
O duelo de Glasgow, entre o Rangers e Celtic é famoso em todo o Mundo, dada a enorme rivalidade existente entre as equipas e os próprios adeptos, separados também por questões religiosas.
De Glasgow ao Rio de Janeiro ou de Buenos Aires a Milão, os grandes jogos assumem-se como os maiores momentos da temporada futebolística nos respectivos campeonatos.
Confrontos memoráveis como Flamengo–Fluminense (Fla-Flu), Boca Juniors–River Plate ou Milan-Inter são recordados por muitos adeptos como exemplo da rivalidade entre vizinhos, atingindo enorme importância e desencadeando paixões difíceis de controlar.
Também, existem países onde a tradição dos “derbies” não atingiu papel de relevo, como a França ou a Alemanha, em virtude da não existirem clubes de nível semelhante na mesma cidade.
Em Portugal os encontros entre o Sporting e o Benfica são o dérbi por excelência do nosso futebol. O embate entre os dois colossos lisboetas simboliza não só a rivalidade entre clubes, bem sucedidos, mas também uma forma de estar no futebol.
E como um dérbi é sempre um dérbi, independentemente da prova onde se enquadre, mais um se avizinha desta vez no Estádio de Alvalade, que vai ser o palco privilegiado para se assistir ao confronto directo entre Sporting e Benfica, nas meias-finais da Taça de Portugal.
Por outro lado, sendo o dérbi uma competição desportiva entre vizinhos não é correcto apelidar-se de dérbi os confrontos entre benfiquistas vs portistas ou portistas vs sportinguistas. Na verdade, o grande dérbi nortenho disputa-se entre o F.C. Porto e o Boavista.

Sem comentários: