terça-feira, 13 de maio de 2008

As escolhas de Scolari



Após a divulgação, por Scolari, da lista definitiva de convocados para o Euro 2008, é por demais evidente que algumas vozes discordantes vão fazer-se ouvir. Gostaria também de tecer algumas considerações, à lista dos escolhidos.
Assim temos:

Guarda-redes:
Na baliza, e em face das últimas convocatórias não houve surpresas. Aqui, a admiração será não “entregar” a titularidade a Quim. Embora Ricardo tenha sido sempre a principal preferência do seleccionador, o certo é que, passou a fase final da Liga Espanhola sentado no banco dos suplentes, contrariamente ao que aconteceu com o calmo e, também, experiente guardião benfiquista, que manteve uma elevada bitola exibicional, durante toda a época.

Defesas:
Neste sector, a inclusão do esquerdino Jorge Ribeiro em detrimento de Caneira, faz sentido. O jogador do Valência nunca foi um “lateral puro”, e a pouca utilização no clube espanhol prejudicou a sua convocação. Como existem três laterais-direito, no grupo seleccionado (Bosingwa, Miguel e Paulo Ferreira), a escolha de Jorge Ribeiro terá significado, se for para jogar.

Médios:
Maniche é o grande ausente do grupo dos convocados. Não quero acreditar que seja um “ajuste de contas”, por parte de Scolari. O argumento da pouca utilização, no Inter de Milão, poderia até “jogar a favor” do atleta, uma vez que, dos centro-campistas seleccionados seria o que apareceria, na Suiça, menos desgastado. No entanto, e atendendo a que os trincos se encontram bem definidos (Petit e Miguel Veloso) o seleccionador, entre Maniche, Raul Meireles e João Moutinho só poderia escolher dois. E foi o que fez.

Avançados:
Na ausência de um nº 10, que funcionasse como opção para Deco, o seleccionador optou por eleger mais um ponta-de-lança. Discutível decisão, quando a táctica, normalmente, escolhida aposta num único avançado. Sabendo-se que, o “Plano B” contempla o posicionamento de Cristiano Ronaldo junto do avançado que joga mais em “cunha”, talvez fosse preferível “levar” mais um jogador do meio-campo, uma vez que, o esquerdino Veloso poderá, também, ser opção para a esquerda da defensiva.

Em termos genéricos, a convocatória de Luiz Felipe Scolari “fugiu” pouco do previsível, com a excepção da exclusão do experiente Maniche, substituído por um avançado-centro.

Sem comentários: