quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fundações e deturpações





Hoje, 28 de Fevereiro de 2008, o Sport Lisboa se não tivesse sido extinto ao fundir-se com Grupo Sport Benfica, dando origem ao SL Benfica, em 1908, estaria a comemorar o seu 104º aniversário. Por semelhantes extinções passaram os desaparecidos Carcavelinhos e União Lisboa que se fundiram no Atlético CP, em 1942 e o Chelas, Fósforos e Marvilense que ao juntarem-se deram origem ao aparecimento do Oriental, em 1946.
Como a história não mente e seguindo a mesma lógica que, imperou à fundação do Atlético e do Oriental, o Benfica teria sido criado em 1908.
De facto, foi em Outubro de 1903 que, alguns ex-alunos da Casa Pia resolveram fundar o Sport Lisboa, antepassado do actual Benfica. Dois anos volvidos, o Sport Lisboa atravessa tempos difíceis. Os seus principais fundadores, declaram a extinção do clube e ingressam no Sporting. Depois de um período em “banho-maria”, no dia 13 de Setembro de 1908 o Sport Lisboa funde-se com o Grupo Sport Benfica, nascendo finalmente o Sport Lisboa e Benfica, com 222 sócios.
Com o Sporting, a história passou-se de maneira diferente. No Verão de 1902 estreia-se, em Belas, o Sport Club, primeiro antepassado do clube de Alvalade, fundado por rapazes de algumas famílias abastadas da capital que passavam férias naquela vila. A grande dedicação à prática futebolística faria renascer meses depois, já em Lisboa, o Campo Grande Futebol Clube. Posteriormente e após dissidência entre os membros do Campo Grande nasceria, em 1906, o Sporting Clube de Portugal.
As origens do Sporting são, portanto, anteriores às do Benfica. Mas, ao contrário daquele, este último assume como data oficial da fundação o nascimento do seu antepassado mais próximo, em 1904, neste caso o Sport Lisboa, de Belém e não de Benfica.
É historicamente correcto que a fundação oficial do Sport Lisboa e Benfica ocorreu em 1908, como é historicamente verídico que o Sporting Clube de Portugal foi fundado em 1906. Isto é, dois anos antes.
A usar idêntico critério de deturpação histórica, o Sporting Clube de Portugal (primitivamente originário do Sport Clube de Belas) teria nascido em 1902.
Incompreensível é afirmar-se que, o primeiro “derby lisboeta” aconteceu no dia 1 de Dezembro de 1907, no Campo da Quinta Nova, em Carcavelos, num encontro disputado entre o Sporting e o Sport Lisboa. É o mesmo que declarar que, o primeiro Sporting-Atlético foi realizado no princípio do século passado, num Sporting-Carcavelinhos, uma vez que o Atlético só teve o seu advento na década de quarenta.
Espera-se que, no dia 13 de Setembro do corrente ano, o Sport Lisboa e Benfica comemore a sua entrada no grupo dos clubes centenários com uma Gala, no Casino do Estoril.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse continua a ser um tema que muito incomoda os sportinguistas, vá lá saber-se porquê...
De facto, a história não se reescreve e esta diz-nos que na junção entre o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica prevaleceu a cor, o equipamento e a quase totalidade do emblema do Sport Lisboa, com a águia e o lema "e pluribus unum", tal como a equipa de futebol. O nome Benfica foi acrecentado ao do Sport Lisboa e prevaleceu a data de fundação deste. Qual é a dúvida? É uma situação completamente diferente da fusão do Carcavelinhos e do União, dois clubes que deram origem a um terceiro em que nem sequer o nome é comum, ou dos clubes que deram origem ao Oriental. Aliás, o Carcavelinhos e o União Lisboa participaram no campeonato nacional separadamente. E quanto ao primeiro "derby" em 1907, lá estava o Cosme Damião que foi um dos fundadores do Sport Lisboa e que viria a ser treinador e presidente do Benfica. E não é verdade que tenha sido decretada a extinção do clube, tanto assim que nesse 1º derby oito elementos ex-Sport Lisboa alinharam pelo Sporting. E na história do clube sempre foi seguido o percurso do Sport Lisboa, o Grupo Sport Benfica aparece como suporte porque tinha campo de jogos próprio. É simples, não se inventou nada agora. Não foi como o FC Porto que na era-Pinto da Costa mudou a data de fundação de 1906 para 1893. Isso sim, é que é reescrever a história.