segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Geometria falhada


A organização de meios de acção utilizáveis para obter os melhores resultados num jogo de futebol denomina-se: táctica. No contexto leonino designa-se: LOSANGO
A definição de "Losango" segundo o Dicionário de Língua Portuguesa, editado pela Porto Editora, é: Paralelogramo de quatro lados iguais que tem dois ângulos agudos e dois obtusos.
Facilmente se conclui que, o Sporting de Paulo Bento encerra um problema geometricamente irresolúvel constituído, pelo menos, por dois casos bicudos (agudos) e dois casos confusos (obtusos).
Assim, temos:
1º Caso bicudo: Prescindir de médios-ala/extremos;
2º Caso bicudo: Doentia rigidez táctica;
1º Caso confuso: Rotatividade posicional exagerada dos centro-campistas;
2º Caso confuso: Estratégia indefinida.
Se os quatro lados do polígono representarem o baixo recorte técnico–táctico, a inconstância exibicional, a falta de ambição e a ineficácia ofensiva, facilmente se constata que estamos longe de dar sequência às naturais ambições dos adeptos e ao valioso historial do clube.
Podem começar, mais uma vez, a “tirar o cavalinho da chuva”, os adeptos, sócios ou simples simpatizantes do Sporting, uma vez que uma vitória na Final da Iª Taça da Liga irá “branquear” a miserável época que o clube leonino tem vindo a realizar, e “legitimar” a direcção para, na época de 2008/2009, “dar mais do mesmo”.

Sem comentários: