sábado, 5 de junho de 2010

VII - Flashes dos Mundiais (2002 e 2010)

Coreia do Sul / Japão – 2002:
Pela primeira vez um Mundial de Futebol é organizado por dois Países.
Mundial onde Portugal, devido à “geração d’ouro”, era considerado um dos favoritos à vitória final. Contudo após uma derrota inesperada frente aos EUA e da goleada à Polónia, o terceiro encontro frente à Coreia do Sul iria ser uma desilusão, não só pela derrota (1-0) mas também por João Pinto ter agredido o árbitro, o que ajudou Portugal a sair da prova.
O Brasil iria conquistar o “penta”, comandado por Scolari. Ronaldo, que nos últimos três anos pouco tinha jogado devido a uma lesão no joelho, voltaria a confirmar o seu talento tornando-se no melhor marcador da prova tendo, inclusive, apontado os dois golos com que o Brasil derrotou a Alemanha na final.

Alemanha – 2006:
Após um terceiro lugar no Euro 2000, vice-campeão no Euro 2004 e a exibir um futebol de alta qualidade, Portugal chegou com legitimas aspirações à Alemanha, apostando forte no talento de Figo e Cristiano Ronaldo.
Não ficou muito longe o sonho da selecção das quinas, vestida pela estilista Fátima Lopes, que com um brilhante desempenho galgou terreno vencendo Angola, Irão e México, eliminando a Holanda e a Inglaterra só sendo travada nas meias-finais, mais uma vez pela França, à semelhança do que tinha acontecido no Euro 86 e no Euro 2000.
No jogo para o terceiro e quarto lugares, Portugal acabaria por ser derrotado pela Alemanha (3-1). O pódio ficaria a um pequeno passo.
A final entre a Itália e a França foi marcada pela despedida do futebol de Zidane, que protagonizou um episódio lamentável ao acertar, com uma cabeçada, em cheio no peito do italiano Materrazzi, após provocação deste.
Em 1990, em Itália a campeã tinha sido a Alemanha. Em 2006, na Alemanha o troféu foi para Itália.

África do Sul – 2010:
No primeiro Mundial de Futebol a realizar no Continente africano, espera-se mais um sucesso, não só em termos de espectáculo mas igualmente em assistência.
Por outro lado, aguarda-se que a tão focada insegurança existente na África do Sul não venha a ter uma influência nefasta no decurso do evento e que a “vuvuzela”, corneta típica sul-africana que emite um ruído muito semelhante a uma abelha, seja tocada e exibida como um elo de ligação e de convivência entre os adeptos das várias nacionalidades presentes.
Depois dos mundiais disputados no Uruguai, em 1930, no Chile, em 1962, e na Argentina, em 1978, é a quarta vez que a competição se disputa na estação invernosa.

Sem comentários: